Dicas para projetos de gravação - Iniciantes

       

Dicas

Olá!


Está pensando em começar a fazer projetos de gravação? O nosso guia para iniciantes da gravação, vai te ajudar. Veja o passo a passo abaixo e deixe a criatividade tomar formar em projetos lindos!




1º: Selecione os acessórios de gravação corretos

Escariadores de alta velocidade, Escariadores para gravação e Ponta diamantadas, é o principal grupo de acessórios que precisamos ter na hora de criar um projeto de gravação, por isso vamos aprender um pouco mais sobre eles.


Escariadores de alta velocidade: Recomendados para gravar e também para esculpir e modelar. Perfeitos para gravar em materiais macios como madeira e couro.


Escariadores para gravação: Também funcionam para trabalhos detalhados, especialmente quando o material não é tão duro. Trabalham tão bem em madeira e plástico quanto em materiais mais macios como latão.


Ponta diamantadas: São desenhadas especificamente para detalhes finos. A pontas são cobertas de partículas de diamante, o que é perfeito para gravar materiais duros, como vidro e pedras.

1º

2º: Escolha o acoplamento correto para o seu projeto de gravação

Os acoplamentos são instrumentos que existem para facilitar a criação do seu projeto.

Eixo Flexível: Se encaixa na sua Dremel em segundos, e o chicote proporciona mais conforto e flexibilidade durante o uso, pense nele como se fosse uma caneta. O peso da ferramenta já não se sente, perfeito para gravar uma taça de vinho, por exemplo.

Empunhadeira para detalhes: É compatível com todas microretíficas com o nariz removível. Ela transfere o peso da ferramenta para a palma da sua mão, proporcionando melhor controle - especialmente ao fazer trabalhos de precisão como gravar, esculpir, talhar, desenhar ou polir.


2º

3º: Escolha um material para começar a gravar

Se você ainda está aprendendo, é melhor sempre optar por um material macio, pois com ele é mais fácil ter controle da ferramenta, até se acostumar.
Materiais como couro, plástico e madeira, na categoria dos metais os mais macios são o latão e o cobre.

3º

4º: Foco na SUPERFÍCIE

Além do tipo de material é muito importante saber escolher o objeto em qual vai realizar o seu projeto de gravação. De preferência para os objetos de seja plano, enquanto estiver aprendendo, com isso você não vai ter que se preocupar com ângulos e ter que mudar a posição da peça durante a gravação.
Copos de vidro, placas de metal, tábuas de madeira e capinha de celular de couro são ótimos para começar.

4º

5º: Siga as medidas de segurança

Antes de colocar tudo em prática, é sempre bom lembrar que a nossa segurança vem em primeiro lugar!
Proteja suas mãos com luvas de couro para evitar cortes e raspões. Óculos e máscara anti poeira, assim não vamos inalar resíduos de vidro, metal entre outros tipos de materiais, e correr o risco de contato com os olhos.

5º

6º: Prepare o material

Garanta que sua peça está limpa e seca antes de começar a gravar. Se decidir gravar em uma peça de madeira, prefira não tratada, porém se quiser uma madeira que já foi pintada, terá que lixar e limpar com um pano úmido antes de começar.

6º

7º Transfira seu desenho para o material

Para a escolha do desenho a ser gravado, você tem duas opções!
A primeira é desenhar à mão livre, isso é ótimo se você tem várias ideias ou já tem algo em mente. A outra opção é buscar inspiração na Internet, assim que encontrar um design que goste, copie o desenho ou imprima no tamanho adequado para sua peça.
Para peças de vidro, cole o desenho embaixo da peça (ou dentro do copo) e você vai enxergar perfeitamente seu guia. Não esqueça de sempre colar com alguma fita (de preferência para fita crepe), assim o papel não sai do lugar no meio da gravação.

7º

8º: Segure sua Dremel como um lápis

Imagine que você está desenhando com um lápis ou uma caneta, assim terá a confiança para manusear sua ferramenta de gravação. É aí que chegamos em outra grande dica: acredite em você. Se você é novo nisso, talvez demore para ajeitar tudo – e isso é normal. Adquira prática aos poucos, seja paciente e não desiste: sua confiança vai crescer junto com suas habilidades. E fica cada vez mais divertido!

8º


Não deixe de compartilhar o seu projeto conosco para ter a chance de ser destaque em nossa página no Instagram usando #NaNikkeyparTem ou marque a nossa página @Nikkeypar. Então mãos à obra!

8º

Créditos: @FerramentasDremel