Colher de madeira
DIY - PASSO A PASSO

       

Colher de Madeira

Olá!
Hoje vamos ensinar como fazer decorações em vasos para decorar sua casa ou presentear alguém que você gosta e o melhor, feito por você!








1º Passo: Escolher a Madeira Correta

Recomendamos que utilize madeiras macias, como a de salgueiro, de tília ou de bétula, que são mais fáceis de talhar e facilitarão muito o trabalho.
Neste projeto, usaremos a madeira de bétula.

1º Passo

2º Passo: Cortar a madeira e preparála para talhar

É hora de colocar a mão na massa! Coloque as luvas e os óculos de proteção.
Para conseguir um corte reto pela metade de uma forma mais controlada, coloque o fio do machado na parte superior da madeira, levante o conjunto e bate suavemente contra a superfície de trabalho.

2º Passo

3º Passo: Extrair o miolo

Uma vez que a madeira está cortada, limpe a superfície com o machado e retire o meio escuro. Usando a Machadinha, retire com cuidado os pedaços de madeira até que desapareça a linha escura do centro.

3º Passo

4º Passo: Limpar a madeira

Agora vamos eliminar a casca e limpar a madeira.
Em primeiro lugar, pegue a Machadinha novamente. Começando pelo centro, faça cortes decrescentes, inclinando-o até a exterior para a casca se desprender com maior facilidade. Retire o resto da casca com uma Faca/ Lâmina pequena.
Parabéns! Voçê já tem a sua base!

4º Passo

5º Passo: Arredondar as extremidades da madeira

Vamos arredondar os extremos, assim você saberá exatamente qual material precisará para criar sua colher.
Pegue a Machadinha próximo à lâmina. Direcionando a madeira com a outra mão, realize movimentos de cortes lentos até os extremos.

5º Passo

6º Passo: Acabamento das extremidades

Com uma faca, simplesmente corte a madeira como se estivesse descascando uma maçã. Use o polegar como alavanca e sempre aponte a ponta da navalha para longe de você.
Esta operação irá revelar o padrão da madeira, então você já deve começar a adivinhar como sua colher ficará quando terminar.

6º Passo

7º Passo: Desenhar a forma da colher

Usando um lápis, desenhe um círculo em uma extremidade da madeira, deixando uma distância de aproximadamente um centímentro ao redor do perímetro. Se você pretende criar uma colher dupla, repita esse passo na outra extremidade e conecte os dois círculos desenhando o que se tornará a alça. A alça deve se expandir um pouco à medida que se aproxima dos círculos.

7º Passo

8º Passo: Serrar e talhar o desenho

Desenhe linhas abaixo dos círculos para criar uma de segurança. Coloque sua luva e, com um Serrote, corte a madeira ao longo das linhas. Isso criará um tipo de barreira que evitará que pedaços da colher caiam por engano ao usar a Machadinha.
Com a Machidinha, inicie o material entre as linhas em ambos os lados da peça e limpe a superfície com a faca até que não haja irregularidades.

8º Passo

9º Passo: Esvazie a colher

Segure a peça pela alça e esvazie os dois círculos usando uma Faca Curva. Realize isso muito lentamente e com cuidado, até aproximadamente meio centímetro de madeira permaneça no fundo de cada buraco.
Não corte demais! Porque quando você for usar a ferramenta Dremel, você deve ter madeira suficiente para trabalhar.

9º Passo

10º Passo: Aperfeiçoar a forma da sua colher

Essa parte pode levar horas, mas é aqui que começamos a apreciar realmente o fruto do seu trabalho. Pegue a lâmina de talhar e, utilizando o seu dedo polegar como uma alavanca, comece a retirar as camadas mais finas da madeira. Enquanto molda a parte inferior e posterior, tente fazer com que o cabo fique o mais reto possível.
Caso a colher seja dupla, tenha em mente que uma extremidade deverá ser maior que a outra.

10º Passo

11º Passo: Secar a colher

Agora você deve secar a colher para ficar mais fácil de lixar. Introduza-a em um saco plástico com algumas lascas secas de medeira e deixe-o aberto à temperatura ambiente para que a peça vá soltando a umidade. Vire a colher de vez em quando dentro do saco, assim ela deve secar de forma natural em um prazo de 3 a 5 dias.

11º Passo

12º Passo: Lixar a colher

Coloque a sua máscara contra poeira e óculos de segurança.
Agora vamos fixar o parafuso Multi-Vise no eixo flexível a sua multiferramenta Dremel®, e coloque-o no porta-ferramentas do eixo flexível. Em seguida, prenda o cortador de alta velocidade 192 e faça a peça na faixa de 15.000 a 20.000 rpm (rpm = rotações por minuto).
Para manter a ferramenta equilibrada, é aconselhável ajudar-se com o dedo mindinho, como se estivesse usando um lápis.Continue esculpindo a madeira até que os buracos estejam completamente lisos. Não pressione a madeira macia, pois a ferramenta e o acessório farão todo o trabalho.

12º Passo

13º Passo: Última lixada entre os lados

Agora que a sua colher tem uma superfície lisa, é hora de lixá-la para terminar de dar a aparência desejada. Use um disco abrasivo EZ SpeedClic com grão 180 como acessório, e lixe na faixa de 10.000 a 15.000 rpm. Trabalhe os buracos e as laterais e, em seguida, suavize a superfície um pouco mais com o disco abrasivo EZ SpeedClic com granulação 280.

13º Passo

14º Passo: Aplicar óleo na colher

É altamente recomendado cobrir a colher com um pouco de óleo. Não só irá fornecer um acabamento brilhante, mas também vai ajudar a proteger a madeira e destacar cores, grãos e padrões. Você pode usar qualquer óleo alimentício, como o de linhaça cru, o de noz ou de tungue puro. Evite o azeite, pois ele tende a tornar-se pegajoso e também atrai sujeira. Impregne um disco de polimento (por exemplo, o 429) com uma pequena quantidade de óleo. Dessa forma, você pode polir a peça a uma velocidade de 5.000 rpm.

14º Passo

Prontinho! Sua colher está pronta!

DICA: Não sabe o que fazer com toda a madeira que sobrou? Seque o material e use como lenha. A casca de abedul queima bem e dá um cheiro doce e agradável.
Compartilhe a sua colher conosco para ter a chance de ser destaque em nossa página no Instagram usando #NaNikkeyparTem Ou marque a nossa página @Nikkeypar. Então mãos à obra! 

15º Passo

Créditos: @FerramentasDremel